FERRADAS COMEMORA 200 ANOS DE HISTORIAS

Nesta segunda-feira (19) o bairro de Ferradas em Itabuna vai comemorar os seus 200 anos. Foi o primeiro distrito deste município.  O local se transformou no século XIX, o maior comércio da região, quando os tropeiros se encontravam para permutar e pernoitar. 

Foi a terra que também nasceu um dos maiores nomes de  nossa literatura, ao lado do Poeta Telmo Padilha, escritor Jorge Amado, que eram compadres. Jorge Amado, nasceu na Fazenda Auricidia, às margens direita do Rio Cachoeira, que corta o  Distrito. Enquanto o poeta,  jornalista e advogado, Telmo Padilha nasceu na sede.     

Portanto, nesta segunda-feira às 19 horas, todos os caminhos vão levar à Ferradas, terra de Jorge Amado e de Telmo Padilha! 

Daqui, aproveitamos a oportunidade para levar  os nossos parabéns aos organizadores, e dizermos que também estaremos presentes. O Clube do Poeta Sul  da Bahia, há 25 anos incentiva e resgata a nossa poesia! Para quem não sabe Telmo Padilha era  nosso sócio e foi um dos incentivadores  para que ela fosse criada.
 

Depois

O que perdeste
    voltará com as aves.

Não será tão deserto
    teu deserto.

Mas acostuma-te ao silêncio
    que virá depois.

Folhas falarão pelas folhas.

Aves falarão pelas aves.

Telmo Padilha, in 'Poesia Encontrada'


"O mundo só vai prestar
Para nele se viver
No dia em que a gente ver
Um gato maltês casar
Com uma alegre andorinha
Saindo os dois a voar
O noivo e sua noivinha
Dom Gato e Dona Andorinha".

Jorge Amado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história do bairro São Caetano

Clube das Histórias

BAIRRO DE FERRADAS COMPLETA 200 ANOS DE EXISTÊNCIA